Como Impulsionar as Vendas Com as Mídias Sociais

Olá Empreendedores!
Você certamente já percebeu que as mídias digitais estão crescendo cada dia mais. E com isso a grande dúvida que surge é como impulsionar as vendas com as mídias sociais como Facebook, Instagram, Linkedin e Youtube .

Para ajudar você nesta tarefa e facilitar o seu sucesso vamos compartilhar 3 dicas valiosas para impulsionar suas vendas nas mídias digitais.

1. Conheça muito bem o seu público alvo

Já foi o tempo em que você conseguia resultados gratuitamente nas redes sociais. E hoje para que seu post ou vídeo chegue ao seu cliente é preciso investir nos chamados anúncios ou posts patrocinados.

Se você não está muito habituado aos termos fique tranquilo que eu vou explicar. Os posts patrocinados ou anúncios são aqueles em que você paga um valor a mídia para a sua divulgação. Por exemplo no Facebook e Instagram você consegue impulsionar o seu post a partir de R$ 1,00. Já no Linkedin e no Youtube os anúncios são realizados por meio de leilões, logo seu valor é variável e definido de acordo com a demanda. Quanto maior demanda, concorrentes anunciando o mesmo tema, maior o valor que você irá pagar pelo anúncio.

Por isso conhecer muito bem o seu público alvo é fundamental para que você invista o seu dinheiro na mídia que irá te trazer melhores resultados. Esqueça a crença de que o seu público é todo mundo, pois, anunciar para todo mundo é muito caro. Com isso em mente vamos ver como conhecer muito bem o seu público alvo.

Primeiro passo para saber para quem anunciar é pensar no melhor cliente que você tem na sua empresa. Esqueça aquele cliente que pede desconto ou aquele que é inadimplente. Nós não queremos atrair este perfil e por isso esse exercício é tão importante. Pense no cliente que compra bem na sua empresa e que é só elogios para o seu negócio. Agora que você já sabe quem é o seu cliente ideal vamos para o segundo passo.

O segundo passo é anotar tudo que você sabe sobre este cliente e aqui estão algumas perguntas que vão ajudar neste exercício:

  • Porque este cliente compra na minha empresa?
  • Quais são os principais elogios que ele faz?
  • Quais são as mídias que ele acessa com frequência?

Caso você não saiba a resposta para nenhuma das perguntas anteriores é hora de começar a prestar atenção nos seus clientes.

Tendo respondido essas três perguntas vamos para a segunda dica.

2. Saiba o quanto você tem para investir $$

Vou te contar um segredo que quase ninguém conta sobre anúncios, então preste bastante atenção. A publicidade é algo subconsciente. O que quer dizer que fazer apenas um anúncio quando está sobrando tempo ou dinheiro não irá impulsionar as suas vendas.

Quando alguém vê um vídeo ou um anúncio nas redes sociais essa pessoa assimila a informação primeiro no subconsciente e é por isso que até ela tomar a decisão de compra leva um tempo. Se você deseja ter resultados é preciso ter consistência nos seus anúncios. Isso irá exigir de você disciplina e um bom planejamento.

Além disso, para ter uma constância nos anúncios é preciso saber quanto você tem para investir. E se controle financeiro não é o forte na sua empresa confira este artigo: Empresa Saudável Cuida das Finanças.

Caso você perceba que os seus cliente acessam mais de uma mídia com frequência, mas os seus recursos estão escassos, escolha apenas uma mídia e foque seus investimentos nela. Assim que você começar a colher os frutos e tiver mais recursos comece a investir na outra. Este foco aumentará o alcance dos seus anúncios gerando muito mais resultado.

Então já olhou o seu fluxo de caixa e sabe exatamente o quanto tem para investir?

Se sim, vamos a terceira dica!

3. Faça Benchmarking

O Benchmarking é um processo de comparação com objetivo da evolução. Se você tem interesse em impulsionar suas vendas por meio das redes sociais siga quem é tão bom ou melhor que você.

O Benchmarking consiste na pesquisa e análise de outras empresas que estão tendo excelentes resultados. Por meio da análise é possível identificar os pontos que podem ser melhorados da sua mídia. Com isso você estará em um constante processo de melhoria e evolução.

Estas empresas não precisam ser suas concorrentes diretas. Por exemplo um dos nossos Benchmarking é o Google. Por meio de tudo que admiramos e vemos que eles fazem melhor do que nós conseguimos melhorar nossa comunicação.

Escolha pelo menos três empresas que você admira e siga nas mídias que você deseja impulsionar suas vendas. Anote tudo aquilo que elas fazem de diferente e teste nas suas mídias. Valide se essas estratégias também podem funcionar para você.

A maior parte dos empreendedores deixa de impulsionar as suas vendas nas mídias sociais por falta de organização e foco. Estes dois pontos estão relacionados a sua habilidade de gestão.

Se a sua empresa é desorganizada falta tempo para você fazer aquilo que é estratégico. Logo, você tem menos resultados.

Sem foco você deixa por último aquilo que é essencial para o crescimento da sua empresa como os controles financeiros.

Por isso tão importante quanto colocar essas três dicas na prática é desenvolver uma melhor administração. Seja o melhor gestor que sua empresa pode ter.

#desenvolve

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