Qual o momento certo para me tornar o gestor da minha empresa?

Só no primeiro semestre de 2018 foram abertas 1,2 milhão de novas empresas, segundo o Indicador Serasa Experian de Nascimento de Empresas.  É o maior número deste mesmo período em 8 anos. E com tanta gente se tornando empreendedor e dono do seu próprio negócio, surge a dúvida: Quando eu devo me tornar o gestor da minha empresa?

Para Peter Drucker, precursor da administração moderna, chega um determinado momento que a empresa se torna tão complexa que o empresário tem três opções:

1 – Se tornar o gestor da empresa
2 -Contratar um gestor ou
3 – Ver a sua empresa quebrar

Porque isso acontece?

Se você é empreendedor você já percebeu que quanto maior o faturamento da sua empresa maiores são as responsabilidades. E se você não estiver preparado para lidar com crescimento do seu negócio as chances são que a sua empresa volte ao ponto de sobrevivência ou estacione onde está e não saia daquele faturamento.

Durante minha jornada como empreendedora eu já vi modelos de negócio fantásticos que quebraram por falta gestão. Me lembro claramente de uma vez que a agência de publicidade, minha primeira empresa, foi contratada para cuidar da conta de uma empresa de marmitas fitness. Em duas semanas nós dobramos o número de pedidos da empresa apenas com as estratégias de marketing e publicidade. Olhando para os números qualquer empresário pularia de alegria, porém o que realmente aconteceu: A empresa de marmitas quebrou!

Esse resultado foi consequência da falta de gestão, isso porque gerir um negócio é olhar ele como um todo. Gerir é pensar em como ter melhores resultados com os recursos que se tem. É saber alinhar as finanças e o marketing com o planejamento estratégico. É alinhar as vendas com a capacidade de produção e atendimento. Só assim é possível ter uma empresa que cresce de forma saudável.

Ser empreendedor é muito bom e ser o empreendedor gestor da sua empresa é ainda melhor. Com o conhecimento e pratica da gestão a sua empresa cresce de forma organizada. Aqui na Agile o nosso papel é facilitar o seu sucesso por meio de uma metodologia ágil que desenvolve as habilidades de gestão.

Para se tornar o gestor da sua empresa você não precisa voltar as salas de aula. Você pode aprender na prática sem precisar sair da sua empresa.

Imaginem como ficou este empreendedor que sábia que tinha um negócio promissor em suas mãos, mas que por algum motivo esse negócio não lhe dava os resultados que poderiam dar. Naquela época a Agile ainda não existia e por isso não tivemos a oportunidade de ajuda-lo. Foram as inúmeras histórias de empreendedores como este que nos fizeram criar a nossa empresa.

Você tem a oportunidade de fazer diferente deste empreendedor. De aprender a olhar sua empresa como um todo para que assim você tome as decisões que trarão os melhores resultados para o seu negócio.

Respondendo a pergunta, título deste artigo: Qual o momento certo para me tornar o gestor da minha empresa?

A melhor hora para você se tornar o gestor da sua empresa é quando ela está em crescimento. A partir do momento que você passa o ponto de equilíbrio e começa a ter lucros este é o momento de entrar em contato conosco e se tornar um empreendedor gestor.

×