Descubra em qual fase está a sua empresa.

Os administradores e CEO’s têm falado muito sobre as fases de uma empresa e o que fazer para que em cada uma delas o empresário tenha sucesso. Na maioria destas abordagens compara-se o momento da empresa a uma das fases de nossas vidas: Infância, pré-adolescência, adolescência e etc.

Como você sabe sou gestora e minha missão é facilitar o sucesso de empreendedores como você. Trabalhando com empresas de diferentes segmentos eu percebi que a clareza da fase vivida na empresa pode fazer toda a diferença para o sucesso e crescimento do negócio. Por isso vou compartilhar com você fases que eu acredito que são pontos de virada para o crescimento da sua empresa.

Antes de mostrar detalhadamente estas fases eu preciso chamar a sua atenção de que não necessariamente na sua empresa você passou por todos estes momentos. Isso irá depender da maneira que você começou a sua empresa e do seu modelo de gestão.

Fases na vida de uma empresa

  • Sobrevivência

Quando iniciamos um novo negócio com caixa zerado e sem Planejamento Estratégico nós precisamos colocar todos os nossos esforços na sobrevivência da empresa.

Este é um momento de muita incerteza e stress para empreendedor. Nesta fase o empreendedor precisa colocar todo o seu foco em vendas e marketing. Afinal de contas ele precisa de receita para que sua empresa sobreviva.

Se você está nesta fase uma dica é saiba qual é o ponto de equilíbrio do seu modelo de negócio. Saiba exatamente o quanto é preciso faturar para empatar na sua empresa e neste momento trabalhe focado nisso.

Ao trabalhar focado no seu ponto de equilíbrio você se sentirá mais seguro e confiante de que sua empresa realmente pode dar certo. Ao entender que este é um momento você evita as frustrações com o seu modelo de negócio. Você passa a entender que neste momento sua empresa não pode pagar por luxos e por isso mantem os pés no chão.

  • Alcançando o ponto de equilíbrio

Alcançar o ponto de equilíbrio é um marco para as empresas. É aqui que você comprova que o seu modelo de negócio é viável e que sua empresa sai da zona de risco e entra na zona do crescimento.

Neste momento os piores erros que os empresários podem cometer são: Não realizar o Planejamento Estratégico e Não formar um capital de giro. Neste momento muitos empreendedores se empolgam e começam a realizar grandes retiradas dos lucros da sua empresa.

Aqui é a qualidade da sua gestão que vai determinar se sua empresa irá para um próximo momento promissor ou irá retornar para o momento da sobrevivência.

Quando sua empresa alcança o capital de giro é hora de se tornar de fato o gestor da sua empresa.

Na Agile nós temos um programa de desenvolvimento empresarial justamente para você que está nesta fase. No programa você irá se tornar o gestor da sua empresa na prática e sem precisar sair do seu negócio.

E é graças a este programa que muitos empresários estão tendo a oportunidade de ir para outros momentos de crescimento e prosperidade para suas empresas.

Conheça a história da Camila e o sucesso do Sallutem

  • Inovação

Você com certeza já ouviu que se você fizer sempre as mesmas coisas você sempre terá os mesmos resultados. Por isso a inovação é tão importante para o contínuo crescimento e desenvolvimento da sua empresa.

Eu vejo que ainda existe muito tabu com relação a inovação em micro e pequenas empresas. Muitas vezes eu vejo empresários com ideias maravilhosas e super lucrativas, mas que não saem do papel.

Para se ter uma empresa inovadora não é preciso ser a pessoa mais criativa do mundo, é preciso apenas observar. Quando nós conversamos com os nossos clientes, com os colaboradores e com parceiros de negócios nós vemos o mercado pela perspectiva de outra pessoa. É isso que fará você perceber as novas necessidades do mercado que a sua empresa pode atender.

A partir desta percepção é preciso ter os pés no chão e um bom planejamento para a “experimentação” desta inovação. Teste primeiro com um público pequeno, veja as reações deste público pessoalmente e colha feedbacks. Se o produto ou serviço for bem aceito no teste então comece o planejamento da campanha de marketing e invista nisso.

Inovações costumam ser os pontos de maiores lucratividades de uma empresa. Por isso se você deseja ser líder de mercado e ganhar muito dinheiro esta etapa é fundamental.

Confira também o vídeo Inovar é Lucrar

  • Expansão do modelo de negócios

Quando nós percebemos que temos um excelente modelo de negócios em nossas mãos é natural pensarmos em expansão.

Existem várias formas de expandir o mercado de uma empresa. Nós podemos ampliar os canais de distribuição através de vendas online ou de distribuidores, podemos abrir uma filial ou até mesmo transformar o modelo em franquia.

A escolha da forma de expansão está relacionada a Visão da empresa a longo prazo. Por isso é tão importante para esta etapa se ter um bom Planejamento Estratégico Simples (PES). É o PES que nos ajuda a tomar as decisões na direção correta que desejamos ir com as nossas empresas.

Além disso a expansão deve estar alinhada com o seu propósito e estilo de vida. Por isso é tão fundamental que você gestor se conheça bem e saiba onde você enquanto pessoa deseja chegar.

Você só será realizado ao ter uma empresa de sucesso se esta for um meio para que você alcance a realização pessoal e contribua para sua felicidade.

Confira também este artigo sobre Inteligência Emocional

Quando eu entendi estes momentos ficou muito claro para mim onde eu precisava focar os meus esforços para alcançar o resultado desejado. Espero que a percepção destes momentos possa ajudar você a ter uma gestão voltada para o crescimento e desenvolvimento da sua empresa.

#decole

×